O tesoureiro da música online
Em 1997, quando Richard Gottehrer e Scott Cohen fundaram a companhia de distribuição digital The Orchard (O Pomar), internet era coisa de nerd e Cohen foi muito ridicularizado por seus sermões sobre o futuro digital da indústria da música. Hoje em dia, dá pra imaginar essa cena???
Claro que na época o download de apenas uma música podia durar algumas horas (quem não passou por isso?) e muita gente não podia ver "futuro" nisso. Mas apenas 6 anos depois, em 2003, quando a Apple lançou a loja iTunes, tudo mudou para The Orchard, que se viu diante do intermediário perfeito para vender suas músicas. Na europa a idéia de comprar uma música online e pagar por ela apenas 99 centavos soa bem melhor que comprar um CD inteiro por gostar de poucas músicas, ou ainda, baixar clandestinamente da internet e correr o risco de ser levado pra cadeia. Então: BINGO!
Quando alguém compra uma música na Internet, a The Orchard provavelmente está ganhando com isso. Hoje a multinacional é considerada a "tesoureira" da música online e só no ano passado fez quase 63 milhões de dólares em vendas. A cada música paga que se baixa, da loja iTunes, por exemplo, o artista e sua gravadora recebem apenas 30 a 40 por cento. O restante vai para The Orchard.
Claro que até isso acontecer muitas águas rolaram para Richard Gottehrer (produtor e compositor) e Scott Cohen (empresário de artistas). Segundo este, a idéia nasceu do mais profundo desespero, já que a gravadora que fundaram juntos não conseguiu fazer com que suas bandas tocassem no Rádio, ou tivessem seus CDs vendidos em grandes lojas do ramo. E no desespero eles contrataram alguns estagiários para rastrearem os fás de música na internet, e enviar-lhes e-mails, fazendo propaganda da banda de rock/metal Godhead. Todas as pessoas responderam aos emails, sem excessão, a banda foi pelos internautas muito elogiada e a operação foi um grande sucesso. Sorte deles, o termo SPAM ainda não havia sido inventado e as pessoas, ainda descobrindo a rede, ficavam felizes em receber e-mails! (risos) Encorajados por esse sucesso, eles fundaram The Orchard.
Visionário e pioneiro no mercado mundial de distribuição de música digital, Cohen é um jovem profissional de 45 anos de idade, com brincos, cabeça raspada e jeans, que vendeu em 2003 as ações de sua empresa, tornando-se um feliz milionário. Mas que ainda luta pela sua idéia, fazendo negociações para os artistas e a The Orchard ao redor do mundo. História inspiradora, não? Mas do outro lado do "Caixa" será que a cultura brasileira já se permite pagar por uma música em vez de baixá-la grátis? Gostaria de saber sua opinião. Deixe seu comentário.
Até a próxima,
_
{fcomment}