Começar ou cuidar do seu negócio próprio é uma questão de foco

comomontarnegocioSe tem um blog onde eu poderia passer o dia é o eleveseunegocio.com.br De fácil leitura e compreensão, o blog simplesmente educa, no mais amplo sentido da palavra.

Nesse artigo Ramon Tessman nos incita a refletir e nos motiva a agir.

E me parece que tanto no blog dele quanto aqui, as pessoas querem mesmo é se mexer e serem financeiramente independentes abrindo seu próprio negócio. Mas tanto la como cá todos precisamos de instruções de como faze-lo… E para isso Ramon questiona:

Qual é a sua visão?;

Está preparado para focar na abertura do seu negócio?;

Está preparado para abrir mão de outras atividades para montar um negócio próprio de sucesso?

Se a resporta for SIM, siga em frente!

As maiores dúvidas que recebo sobre “como montar seu próprio negócio” aqui no Eleve seu Negócio estão relacionadas à estratégias e práticas. Muitas vezes percebo que o termo “estratégia” é mal utilizado e nem todos conhecem sua etimologia. Fora isso, as perguntas comuns são:

Ramon, quais são as suas estratégias quando você vai montar um novo negócio?;

Por que você escolheu estas estratégias?; Como saber se uma estratégia vai funcionar?;

Como definir uma estratégia vencedora?;

Como abandonar uma estratégia que não está funcionando?

Daqui pra frente espero sanar estas dúvidas para que você se torne inteligentemente estratégico em seu novo negócio. E vamos além: através do estudo do termo “estratégia” vamos saber quais são os primeiros passos para se montar um negócio de sucesso. E então, preparado?

 

Como montar seu negócio próprio:

estrategia

Estratégias

 

Você precisa de um plano!

“O melhor momento para você planejar é… 3 anos atrás. O segundo melhor é agora” – Autor desconhecido.

 Estratégia é o plano que te leva do estado atual para o estado desejado. Imagine que você está em São Paulo e quer me fazer uma visita aqui em Criciúma. O seu estado atual é São Paulo. O seu estado desejado é Criciúma. O plano é o mapa que você vai usar para chegar aqui. A estratégia vai indicar o melhor caminho, onde você deve parar para abastecer o carro, que velocidade média deve manter para chegar no horário desejado entre outros. A estratégia é o seu mapa!

 

Você precisa de táticas!

Agora precisamos falar de táticas. Se estratégia é o plano, táticas são os “micro-planos”. Embaixo de uma determinada estratégia você deverá definir táticas, que no sentido militar, seria algo como escolher os meios práticos, combinando ações e recursos, para cumprir a estratégia principal.

 

Como apliquei tudo isso na prática

Saber como montar seu próprio negócio de sucesso depende de você conseguir enxergar uma oportunidade. Em meados de 2013 eu enxerguei uma oportunidade: a grande procura por cursos de Facebook Marketing. Trabalhar com centenas de campanhas em minha agência de publicidade me deu experiência na área. Eu decidi abrir o negócio Em Dezembro do mesmo ano eu disse para mim mesmo: “Este nicho está mal explorado. Vou atender a demanda criando um curso para este público e em torno deste curso vou criar uma comunidade apaixonada”. Ali estava nascendo mais um negócio: o curso Facebook Pro. Minha visão era clara: eu queria criar uma comunidade apaixonada em torno do curso. Eu já tinha feito isso no Aprenda Piano, agora era só replicar o modelo.

 

Eu coloquei a mão na massa

“A vida começa no final de sua zona de conforto.” – Neale Donald Walsch

Criar comunidade exige estratégias de alto nível e que demandam grandes esforços. Mas eu não sou empreendedor para ficar na zona de conforto. Então, umas das estratégias incluía fazer 1 mini evento (test-drive) e um grande evento onde eu reuniria todas as pessoas envolvidas nos lançamentos do curso (de parceiros a alunos).

Em Abril de 2014 realizamos o mini evento (gratuito) que foi estrategicamente planejado para causar impacto nos participantes e gerasse um burburinho para o grande evento meses depois. Consegui reunir em torno de 60 pessoas (na maioria, afiliados e parceiros) aqui na minha cidade com o propósito de passar conteúdo e aproximar as pessoas. Chamamos um time de futebol americano para uma grande entrada triunfal, o que ajudaria as pessoas a falarem sobre nosso novo negócio com as outras pessoas. Resultado: Centenas de fotos e comentários foram publicadas pelos participantes nas redes sociais nas semanas seguintes.

 

Eu fiz o negócio crescer

No fim do ano realizamos o grande evento onde passaram em torno de 550 empreendedores de todo o Brasil. Desta vez reuní alunos, afiliados e palestrantes de alto nível para gerar autoridade máxima e fortalecer a comunidade. Nem preciso dizer que o evento foi um sucesso, pois já havíamos feito um evento test-drive de sucesso e aí era só escalar. Por que o negócio Facebook Pro deu um salto para ser um dos principais cursos de Facebook do país em apenas 1 ano? A resposta é: estratégia.

 

Daí por diante ele ainda dá todo o passo a passo para que você também aprenda e eleve seu negócio. Amo pessoas que repartem seus dons, como esse conhecimento que o Ramon Tessman adquiriu tão arduamente em sua jornada de empreendedor e agora ele ajuda muitos a trilhar o caminho certo.

Fonte: http://eleveseunegocio.com.br/como-montar-seu-proprio-negocio/

===========================

Continue navegando

>> Como não perder clientes em tempos de crise

>> Porque passei tanto tempo profissionalmente offline?

Adicionar comentário

Código de segurança
Atualizar

Quem está online:

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online